Você está em: página principal | os objectivos
  • A equipa
  • Os métodos e resultados
  • Galeria de fotos
  • Visualize alguns momentos protagonizados pela equipa do projecto, através dos vídeos recolhidos nas saídas de campo.
    Visualizar vídeos +

    « Retroceder ao início

    O projecto RENSUB tem como objectivo inventariar e cartografar os principais habitats e espécies da costa central algarvia. Mais especificamente, estudam-se as comunidades marinhas de macroalgas, plantas, peixes e macroinvertebrados bentónicos que habitam entre os 0 e 30 metros de profundidade da orla costeira entre a Galé e a foz do rio Arade. Deste modo, este projecto contribui para a gestão sustentável do domínio marítimo.

     

    Saber mais

     

    O projecto RENSUB insere‐se no âmbito da estratégia nacional para o mar e para a conservação da Natureza e da biodiversidade. Esta linha de investigação possibilitará a definição de critérios para o estabelecimento de áreas especiais de protecção marinha. Assim sendo, este é um projecto de extrema importância para o estabelecimento de uma Rede Nacional de Áreas Marinhas Protegidas e para a implementação da Rede Natura 2000 no meio marinho.

     

    A sua utilidade imediata será a de facilitar e sustentar os processos de gestão, licenciamento, fiscalização e acompanhamento das actividades relacionadas com o meio marinho (por exemplo, dragagens), promovendo tomadas de decisão sobre a utilização do espaço marítimo e costeiro com base em critérios rigorosos e exactos.

     

    Com esse objectivo, desde Maio de 2003 que se tem vindo a proceder a uma avaliação exaustiva dos fundos marinhos, tendo como base a cartografia geológica dos fundos  previamente obtida pela CCDR‐Algarve. As amostragens tiveram um carácter sazonal e no total das campanhas foram realizados (até Setembro de 2008) 326 dias de mar, 804 mergulhos individuais (cerca de 32160 minutos de mergulho), 76 dias de arrasto correspondentes a 512 lances e 12 dias de prospecção com trenó de video subaquático, com uma cobertura de cerca de 20km.